Medida caseira foi um dos temas visto pelos alunos na disciplina de Dietética ministrada pelo professor Gilberto Simeone. Esta foi uma aula introdutória muito importante com o objetivo de situar os alunos em uma das suas atividades que seria constante a partir daquele momento: realizar diversificadas medidas caseiras.
Este mesmo tema é trazido na reportagem “Na medida certa” da revista on-line Arte Gourmet, Número 04, Ano 01, Edição de Maio de 2010. A reportagem traz alguns valores correspondentes a medidas caseiras de ingredientes líquidos e sólidos. Sabemos que estes valores ajudam muito no momento de realizar uma receita, principalmente em casa, local em que muitas vezes não temos uma balança. No entanto, como é dito na própria reportagem, as medidas caseiras apesar de contribuírem muito não são as medidas ideais. Pensando uma UAN que produz uma alimentação em larga escala fácil compreender que a utilização dos pesos corretos através das balanças é a garantia de uma receita mais de acordo com o proposto.
Através da própria aula de pesos e medidas compreendemos que as medidas caseiras são apenas uma referência e que devido a muitos fatores geralmente não concordam com os valores tabelados. Enfim, entre as dificuldades observadas pelos alunos para realizar tais medidas estão os diversos tamanhos existentes de utensílios como colheres de sopa, xícaras de chá, pratos, entre outros; e a própria diferença da quantidade colocada nos utensílios por pessoas diferentes.
Dessa forma, é possível afirmar que as medidas colocadas a disposição dos leitores na revista podem ser utilizadas sim como uma referência, no entanto é necessário entender que é apenas uma referência e que para realizar receitas maiores a balança é a melhor forma de acertar nas quantidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário