terça-feira, 28 de junho de 2011

AÇÚCARES – MEL



           Através da aula prática de Açúcares da disciplina dietética, ministrada pelo professor Gilberto Simeone, compreendemos as diversas aplicações do açúcar. Estes são compostos do grupo dos carboidratos que fornecem sabor (doçura) aos alimentos, são solúveis em água e podem cristalizar.
            O mel, um dos produtos açucarados vastamente utilizado na culinária, é um produto formado a partir de néctar de flores e de enzimas que possui um poder de doçura maior que a sacarose, um dos adoçantes mais comumente utilizados nas preparações culinárias. Segundo a revista online Arte Gourmet, Ano 02, Edição 08, 2011, a doçura deste produto é proveniente dos carboidratos glicose, frutose e maltose. Além disso, o mel contém em sua composição proteínas e aminoácidos, sais minerais e vitaminas como do complexo B, por exemplo.
            A utilização do mel em preparações adocicadas é bastante comum para todos nós. Ele pode estar presente em pães, bolos, barrinhas de cereal, bebidas, biscoitos, entre outros. No entanto, não estamos muito acostumados a ver este produto em preparações salgadas, que segundo a reportagem “O doce sabor do mel” também é muito utilizado como em legumes caramelizados, molhos para carnes e saladas e até para preparação de peixes mostrado na receita abaixo. Enfim, percebe-se a vasta utilização do mel na culinária um produto que possui propriedades mais interessantes que podíamos imaginar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário