quinta-feira, 30 de junho de 2011

AÇÚCARES!

A aula prática de açucares foi uma aula importante para que a turma percebesse a importância do açúcar para a dietética. As propriedades físicas desse ingrediente são muitas e contribuem não apenas para o aspecto sensorial da alimentação mas também para a culinária em geral.

Desse modo, pesquisando um pouco mais sobre o assunto, encontrei uma reportagem bem legal, que foi publicada em junho de 2003 na Revista Superinteressante, falando um pouco mais sobre a importância dos doces. Ela é um pouco grande, mas como foi escrita em tópicos, facilita a leitura do leitor.

A matéria traz explicações teóricas do ponto de vista químico e físico de algumas reações que são vistas com freqüência na culinária e no nosso dia a dia, inclusive que foram observadas durante a nossa prática, Situações que constantemente presenciamos na prática da cozinha, mas nem imaginamos quimicamente o porquê de tais acontecimentos, como o caso do chocolate que fica branco no frio, o uso da cal virgem para a caramelização das frutas, a cristalização do mel,  a realização do caramelo.

A reportagem também aborda as diferenças do açúcar comum (branco) para o açúcar mascavo, este que também foi utilizado em algumas práticas durante o semestre. E por fim, fala um pouco dos adoçantes dietéticos, dando ênfase na origem dos mesmos, fato que nos surpreendeu, visto que não imaginavámos que alguns adoçantes são sintetizados por compostos de derivados petrolíferos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário