Na aula prática de leguminosas foi preparada uma sopa de ervilha com bacon, onde pudemos perceber algumas características das mesmas, como reidratação e a absorção de água.
As leguminosas podem ter seu peso aumentado em até 100 vezes quando são colocadas de remolho. Por isso, são tão interessantes do porto de vista dietético, pois tem seu rendimento aumentado.
As leguminosas são grãos de vagens e alimentos muito nutritivos, sendo as mais conhecidas: o feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja.
O feijão é um alimento usado desde há muito tempo pelos povos astecas, maias e incas. A lentilha, por seu lado, é a leguminosa mais antiga consumida pelos povos mediterrânicos, enquanto a soja é um alimento de base muito antigo nos povos do oriente asiático.
As leguminosas são ricas em alguns aminoácidos essenciais e pobres noutros. Daí que não pode dizer-se que as leguminosas são ricas em proteínas nem ser ingeridas como alimentos protéicos. Devem, isso, ser ingeridas associadas com outros alimentos que completem essas deficiências, por exemplo, com cereais. Esta dupla (cereal + leguminosa) pode, ela sim, ser considerada uma boa fonte protéica.
Abaixo segue uma receita de sopa de ervilha, semelhante à receita executada no laboratório de aulas práticas. Lembre-se: não é necessário o uso de caldo de legumes, podemos optar apenas pelo uso de sal e ervas aromáticas e substituir o presunto por carne em cubos pequenos, linguiça calabresa ou bacon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário